Quem é e o que Faz Obaluaiê

Por: Ryath (Inspirado e intuído pelos Mentores Espirituais e também pesquisado)

Obaluaiê e Omulu são dois Orixás muitas vezes confundidos, misturados, fundidos, mas não são a mesma entidade, apesar de terem várias semelhanças e inclusive imagens muito iguais.
Obaluaiê é um Orixás ou deidade da evolução, enquanto que Omulu é uma Orixá da geração, mas trabalhando do lado negativo, mas não ruim, pois é o responsável por acabar com as gerações desequilibradas ou as que não são mais uteis.
No trabalho de evolução muitas vezes é preciso que uma geração que não é mais útil termine, assim como o novo chegar.
Nanã, Obaluaiê e Omulu são os Orixás que regem os Pretos Velhos, que em suas atuações de evolução espiritual, fazem a cura ao emocional.
Nanã, Obaluaiê e Omule são Orixás velhos, e os Pretos Velhos são o Arquétipo ou símbolo da sabedoria, são os velhos sábios dentro da religião de Umbanda.
Os Orixás velhos são os que regem os Pretos Velhos, então não é à toa que os Pretos Velhos venham nos ajudar na sua forma de anciões.
Os Pretos Velhos são muito sábios, e a sabedoria vem do coração, jamais da mente, pois ela mente continuamente, como ensina uma grande entidade que se apresenta na Umbanda.
Evoluir é melhorar.
Na África Obaluaiê é um Orixá da guerra, como Ogum, e também da fúria, por isso é muitas vezes temido e existe muito preconceito em torno disso, como muita gente tendo medo de ter uma imagem dessa deidade em sua casa.  
Na Umbanda Obaluaiê não é um Orixá da guerra, essa religião desfez esse equívoco com a manifestação das entidades.
Obaluaiê é um Orixá da evolução, e evoluir é melhorar, tratando muitas vezes da cura, pois a cura é uma evolução da saúde que combate a doença.
Obaluaiê é um Orixá que nos liberta da doença.
Tudo que existe no mundo é para evoluirmos espiritualmente, então Obaluaiê é muito importante.
Obaluaiê é um Orixá da evolução, portando da sabedoria, que é simbolizado pela idade avançada.
Um produto da evolução é a sabedoria.
Outro produto da evolução é a transformação.
A energia da deidade que é tema deste texto está em todas as passagem do Plano Espiritual, sejam dos locais positivos como o dos negativos, e por isso é conhecido como o Senhor do Submundo Espiritual, mas não faz isso apenas com os locais negativos, mas com os positivos também, pois ele é o senhor que toma conta dos Mundos Espirituais.
Nos Raios Divinos, Obaluaiê é o Orixá que rege o raio e a chama violeta, que é da transmutação e evolução também.
Obaluaiê comanda muitos tipos de entidades, desde Pretos Velhos, como abordamos acima, mas também de guardiões ou Exus, assim como Pai Omulu também.
Muitos usam o preto, o preto e branco, o amarelo, o roxo e o violeta como as cores de Obaluaiê.
O Planeta de Obaluaiê é Saturno dentro do sistema solar, mas no universo todo existem muitos outros planetas desse Orixá.
A principal oferenda de Obaluaiê é a pipoca.

 

 

Alguns Destaques: